terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vaidade

"Tudo É Vaidade" (C. Allan Gilbert)



Nos lembrando que a beleza é tão apenas transitória à luz da nossa própria mortalidade




Vaidade feminina não tem idade
Qual a mulher que não é vaidosa?
Qual a mulher que não quer se sentir gostosa?



A vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.

A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros.
O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode parecer vaidade.

A vaidade é considerada o mais grave dos pecados capitais.

É as expectativas que as pessoas venham preencher as nossas necessidades. É também querer parecer alguma coisa, para ter uma resposta positiva dos outros.


Auto-estima tem a ver consigo mesmo. É estar feliz com o próprio desempenho.
A vaidade é totalmente diferente. Depende de observadores externos. Não tenho nada contra este tipo de prazer, desde que as pessoas não se iludam e lhe atribuam uma importância indevida.
É evidente que existem condições nas quais a auto-estima e a vaidade caminham na mesma direção.
Vaidade depende apenas do mundo das aparências, ao passo que a auto-estima depende da nossa essência. E aqui não existe a possibilidade de engano, pois podemos iludir os outros, mas não a nós mesmos.
Dr. Flávio Gikovate

O meu conceito sobre vaidade é diferente, eu não considero a vaidade o mais grave dos sete pecados capitais, a vaidade é uma necessidade, não a vaidade excessiva, a falsidade, a arrogância, mas nós precisamos estar satisfeitos com o espelho, precisamos nos gostar, nos cuidar, ter amor próprio e isso eleva nossa auto-estima, isso pode causar admiração ou inveja, essa sim é mais grave, mas esse é outro pecado e não há nenhuma ligação por parte do vaidoso. Precisamos de elogio e reconhecimento, não só pelo lado estético, é importante como insentivo e isso é algum pecado?

Um comentário:

  1. Assunto Ótimo. Gostei muito. Concordo com os dois conceitos pois a vaidade tem seus diferentes níveis.
    Você daria uma perfeita convidada a participar do Programa Saia Justa do GNT.
    Mulher encantadora e acho que a vaidade soma em vc. Parabéns.

    ResponderExcluir